brand menu

Regulamento

O BIG Festival – Brazil’s Independent Games Festival (“Festival”) é realizado pela Bits Produções Ltda. (“Empresa Produtora”), graças ao patrocínio e ao apoio das empresas listadas nesse site.

O Festival é um concurso cultural que premiará os melhores jogos selecionados pelo júri convidado e pelo comitê de seleção, conforme descrito abaixo na seção Prêmios.

Todas as informações do Festival estarão disponíveis através do site www.bigfestival.com.br (“Site”). O Site também centralizará todas as informações e comunicações do Festival, incluindo as inscrições no Festival, datas de atividades, lista de finalistas, acesso a informações dos jogos selecionados e inscritos no Festival.

Todos aqueles que submeterem jogos para participar do Festival (“Concorrentes”) declaram conhecer e aceitar o Regulamento do Festival e os Termos de Uso do Site.

 

Quem pode participar

Podem participar quaisquer pessoas ou representantes de empresas de qualquer nacionalidade interessados em inscrever jogos para concorrer aos Prêmios oferecidos. Os Concorrentes menores de idade deverão ser autorizados por seus responsáveis a participar do Festival.

É vedada a participação de funcionários, colaboradores, sócios, acionistas da Empresa Produtora ou das empresas patrocinadoras do Festival, bem como seus respectivos parentes até 2º grau, cônjuges e quaisquer pessoas envolvidas diretamente na execução do Festival.

Que jogos podem participar

Serão aceitos todos os tipos de jogos para qualquer plataforma, console ou mídia, desde estejam em condições de ser jogados e avaliados pelo Comitê de Seleção.

Caso o jogo tenha sido lançado comercialmente, o lançamento deve ter ocorrido até dois anos antes da data de realização do Festival.

Cada Concorrente pode inscrever quantos jogos desejar. No entanto, deverá preencher um formulário de inscrição para cada título.

Como participar

Para participar, o Concorrente deverá se cadastrar no site do Festival e escolher a opção “Envie Jogos”, “BIG Festival 2017” e seguir as instruções contidas no formulário de inscrição. Cada formulário de envio aceita apenas um jogo.

O Concorrente poderá enviar o jogo das seguintes formas:

- enviar um link para download do arquivo executável do jogo
- enviar um link de onde o jogo pode ser jogado
- disponibilizar chaves de acesso para o jogo

A inscrição é gratuita, mas o Comitê de Seleção não arcará com nenhum custo para adquirir ou jogar o jogo. Caso haja um pagamento a ser feito para que se tenha acesso ao jogo, o Concorrente deverá oferecer 5 cupons ou códigos de acesso gratuito.

Data limite para envio de jogos

Serão aceitas submissões de jogos ao Festival até a data descrita na página do concurso dentro do Site.

Prêmios

Serão oferecidos os prêmios descritos seção prêmios desse Site.

Os prêmios podem ser cumulativos para um mesmo jogo. Os valores dos prêmios são valores brutos e os impostos devidos deverão ser recolhidos pelos ganhadores. A determinação de quais jogos serão indicados para cada categoria ficará a critério do Comitê de Seleção e do Júri, conforme descrito a seguir. Ou seja, o Concorrente não escolhe em que Categoria se inscreve.

Seleção dos melhores jogos

Na primeira fase de seleção, um Comitê interno do Festival primeiramente avaliará se todas as informações dos jogos foram enviadas corretamente. Depois disso, será feita uma primeira triagem. Para realizar essa triagem, cada jogo receberá uma nota de 0 a 5 nos quesitos: som, arte, narrativa, gameplay, inovação. A categoria som terá peso 0,5 e as demais categorias terão peso 1. Jogos que não sejam apoiados em narrativa não serão avaliados nesse quesito e a média final será calculada excluindo essa categoria. Jogos marcados como educacionais ou de aprendizado serão avaliados com esses mesmos critérios.

Na segunda fase de seleção, os 100 jogos com as notas médias mais altas (até uma casa decimal) na primeira fase de seleção serão encaminhados a um Comitê de Seleção nomeado pelo Festival. O Festival poderá aumentar o número de jogos encaminhados ao Comitê de Seleção em caso de empate de um ou mais jogos até a centésima posição. Os membros do Comitê de Seleção serão profissionais ligados à área de jogos, jornalistas, críticos, consultores e representantes de empresas de destaque da área. A presidência do Comitê de Seleção cabe a membro indicado pelo Festival.

O Comitê de Seleção tem o trabalho de selecionar, dentre os 100 jogos recebidos, aqueles que serão exibidos durante o Festival. O Comitê de seleção utilizará os mesmos quesitos da primeira fase de seleção para análise de cada jogo: som, arte, narrativa, gameplay e inovação. Os jogos com nota mais alta em cada uma dessas categorias serão selecionados para o Festival. Além disso, os jogos com a média mais alta concorrerão ao prêmio de melhor jogo. Novamente, para cálculo da média geral a categoria som terá peso 0,5 e as demais categorias terão peso 1. O presidente do Comitê de Seleção terá a decisão final em caso de empate ou indecisões na nomeação dos jogos.

Além disso, nas categorias Melhor Jogo Brasileiro e Educacional serão selecionados os jogos com média geral mais alta – que também obedeçam, é claro, aos recortes dessas categorias, ou seja, brasileiros e educacionais.

Serão selecionados pelo menos 3 jogos em cada categoria do Festival. Caso não haja condições de selecionar 3 jogos para uma Categoria, o Comitê de Seleção poderá, a seu critério, abolir a Categoria. Um jogo poderá ser selecionado para mais de uma categoria. O presidente do Comitê de Seleção terá a decisão final em caso de empate ou indecisões na nomeação dos jogos.

A lista de jogos selecionados será publicada no site do Festival.

O Júri Convidado será composto por especialistas e profissionais reconhecidos da área de jogos. Os nomes dos membros do Júri serão divulgados durante o Festival. O Júri Convidado escolherá os Prêmios do Júri.

O Prêmio do Público será escolhido através de votação presencial no local de realização do Festival. Ganhará o jogo com o maior número de votos do público.

 

Além dos jogos nas mostras competitivas descritas acima, poderão ser convidados pelo Festival jogos para mostras não competitivas ou paralelas.

 

Responsabilidade do Concorrente

Ao enviar um jogo para o Festival, o Concorrente declara expressamente e garante ser proprietário ou possuidor de todos os direitos e licenças necessários para utilização e/ou execução pública de todos os materiais enviados (jogos, vídeos, fotos, textos e demais materiais enviados), incluindo – mas não se limitando a:

a) Todos os direitos sobre o código fonte do jogo;
b) Licenças para as tecnologias e softwares utilizados para desenvolvimento e execução do jogo;
c) Direitos de músicas usadas como trilha sonora ou incidental no jogo e nos demais materiais enviados;
c) Direito de textos que apareçam no jogo e nos demais materiais enviados;
d) Direito de roteiro ou de textos que tenham servido de inspiração para o jogo e os demais materiais enviados;
e) Direito de imagens de arquivo ou de terceiros que apareçam no jogo e nos demais materiais enviados;
f) Direito de patentes ou licença para uso de informações de terceiros no jogo e nos demais materiais enviados;
g) Ou quaisquer outros direitos autorais que possam impedir a execução ou veiculação comercial ou não comercial do jogo e dos demais materiais enviados.
 

O Concorrente se compromete ainda a:
a) Não enviar nenhum material contendo imagens ou sons vulgares, difamatórios, preconceituosos ou que desrespeitem o Código Penal Brasileiro e a legislação vigente;
b) Não violar a privacidade de terceiros nem desrespeitar terceiros racial, ética, profissionalmente ou de qualquer outra forma.
c) Não violar nenhum direito autoral ou nenhuma outra lei com o envio do jogo e dos demais materiais e informações ao Festival.
d) Disponibilizar seu jogo, bem como o direito de uso das imagens e informações do jogo, para exposição no Festival, no site do Festival e em matérias e materiais promocionais relacionados à participação no Festival. O Festival exige a demonstração do funcionamento e da mecânica do jogo em um vídeo, uma vez que todos os jogos aceitos pelo Festival serão apresentados no site. No caso de jogos online (baseados em navegador), informaremos link para que o jogo possa ser jogado. O link enviará os usuários do Site para o site do jogo.

Jogos finalistas

Cada Finalista concorda em ceder ao Festival, gratuitamente e para território mundial todos os direitos de uso e distribuição sobre o material de divulgação de seu jogo, para divulgação e marketing em qualquer formato e em qualquer mídia, inclusive no local de realização e no site do Festival, incluindo materiais explicativos e ilustrativos do jogo, vídeos, fotos, textos, entrevistas com os desenvolvedores dos jogos e demais materiais e informações sobre os jogos.

Cada Finalista autoriza o Festival a exibir e executar seu jogo no local de realização do Festival, permitindo que qualquer visitante do Festival jogue o jogo sem nenhum ônus, pagamento ou limitação de qualquer tipo.

As cessões de direitos descritas acima serão válidas também para eventuais replicações do Festival em outras cidades e em outras datas.

Em caso de convite por parte do Festival (ou seja, se tivermos dinheiro para pagar sua passagem e estadia), o Finalista compromete-se a nomear e enviar um representante para as atividades do Festival, que podem incluir conferência de imprensa, sessões de networking com profissionais da área e apresentação do jogo finalista.

Curadoria e casos omissos

Todas as decisões criativas do Festival são de responsabilidade exclusiva da Empresa Produtora ou das pessoas, empresas ou parceiros a quem estas decisões forem delegadas, não podendo ser questionadas em nenhuma hipótese.

Os casos omissos ou não previstos nesse Regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do Festival.

Isenção e indenização

O Concorrente concorda em isentar o Festival, a Empresa Produtora e as demais empresas e pessoas físicas envolvidas no oferecimento do Site e do Festival, bem como seus parceiros, clientes e patrocinadores, de quaisquer perdas e danos advindos do desrespeito do Regulamento do Festival, ou de perdas e danos decorridas de qualquer tipo de violação legal gerada pelo(s) jogo(s) ou demais materiais enviados.

O Concorrente deverá indenizar por perdas e danos a quem reclamar, além de indenizar o Festival, a Empresa Produtora e as demais empresas e pessoas físicas envolvidas na realização do Festival, bem como seus parceiros e clientes, pelos danos causados.

Tolerância

A tolerância em relação às disposições do Regulamento do Festival e dos Termos de Uso do Site não constituirá precedente para desrespeito do aqui acordado.

Foro

O Regulamento do Festival é regido pelas leis da República Federativa do Brasil.

As partes elegem o Foro Central da Comarca de São Paulo, Capital, para dirimir quaisquer divergências decorrentes do presente contrato, com renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.