brand menu

Regulamento Big Starter

O BIG Starter é parte do BIG Festival, Brazil’s Independent Games Festival (“Festival”), que é realizado pela Bits Produções Ltda. (“Empresa Produtora”), graças ao patrocínio e ao apoio das empresas listadas nesse site.

BIG Starter é um concurso cultural que premiará o melhor projeto de jogo selecionado por um Comitê de Seleção com foco no seu potencial mercadológico, conforme descrito abaixo.

Todas as informações do BIG Starter estarão disponíveis através do site www.bigfestival.com.br (“Site”). O Site também centralizará todas as informações e comunicações do Festival.

Todos aqueles que submeterem projetos de jogo para participar do BIG Starter (“Concorrentes”) declaram conhecer e aceitar este Regulamento e os Termos de Uso do Site.

 

Quem e quais projetos podem participar

O BIG Starter aceitará a inscrição projetos de jogos digitais com demos jogáveis ou que já foram desenvolvidos, mas que ainda não tenham sido publicados.

Serão selecionados pelo menos 7 participantes. Cada participante terá 5 minutos para demonstração apresentação de seu projeto ao público presente.

Condições para participação:

  • O jogo PROJETADO deve ser inédito e NÃO TER SIDO PRODUZIDO;
  • O jogo deve SER PROJETADO PARA funcionar em uma ou mais plataformas eletrônicas contemporâneas ou futuras;
  • O PROJETO DO jogo deve estar liberado de qualquer cláusula de confidencialidade (NDA) ou de qualquer impedimento para exibição pública. NÃO SERÃO ACEITOS PROJETOS QUE ESTEJAM BASEADOS PROPRIEDADES INTELECTUAIS DE TERCEIROS, SEM QUE CONTRATOS DE CESSÕES DE DIREITO SEJAM APRESETADOS;
  • O material deve encontrar-se em um estágio de desenvolvimento apresentável (durante a demonstração A MECÃNICA DO JOGO IDEALIZADO DEVE SER APRESENTADA COM AJUDA DE UM MODELO FUNCIONAL, MESMO QUE NÃO INTERATIVO. A DEMONSTRAÇÃO DA MECÂNICA  PODERÁ SER ANALOGICA OU DIGITAL E FAZER USO DE QUALQUER SUPORTE: PRANCHAS, VÍDEOS, SLIDES OU MESMO UMA VERSÃO INTERATIVA SIMPLIFICADA CAPAZ DE MOSTRAR O FUNCIONAMENTO PLANEJADO );
  • Os Concorrentes deverão ter no mínimo 18 anos de idade para participar.
  • Não serão permitidos jogos reutilizados, com desenvolvimento patrocinado ou predefinidos por contrato.

 

É permitido o envio de mais de um projeto por indivíduo ou equipe. Dito isso, o BIG Festival propõe-se a ser uma vitrine de novas e diferentes formas de game design e buscará variedade em seu processo seletivo.

É responsabilidade dos grupos selecionados o transporte e demais despesas para comparecimento no dia da apresentação.

É permitido enviar ao BIG Starter o mesmo projeto enviado para a competição principal, contanto que esteja de acordo com as regras de ambas.

 

Como participar

Para participar, o Concorrente deverá se cadastrar no site do Festival e escolher a opção “inscrições”, “inscrição no BIG Starter” e seguir as instruções contidas no formulário de inscrição. Cada formulário de envio aceita apenas um projeto.

 

Seleção dos projetos finalistas

Os projetos enviados serão selecionados por um Comitê interno do Festival:

1º Passo: Avaliar se todas as informações do projeto foram enviadas corretamente. Projetos com informações inconsistentes ou faltantes serão eliminados.

2º Passo: Avaliação a qualidade geral do projeto de jogo como um todo. Os critérios de avaliação incluem os aspectos audiovisuais, interativos, mecânica e acabamentos gerais. A partir deste passo será decidido quais serão os projetos finalistas.

3º Passo: No dia de apresentação dos projetos (data indicada na página http://www.bigfestival.com.br/contests/18), os Finalistas devem realizar presencialmente a apresentação do projeto e do plano de negócios. Será levado em conta todo o material apresentado e o potencial de mercado do projeto.

 

Serão selecionados finalistas dentre os projetos que obtiverem o maior potencial, de acordo com decisão da equipe de produção do festival. O presidente do Comitê de Seleção, nomeado pelo Festival, terá a decisão final em caso de empate ou indecisões na nomeação dos jogos. Os jogos e equipes selecionados serão notificados de sua classificação através dos contatos enviados no momento da inscrição.

 

Responsabilidade do Concorrente

Ao enviar um projeto para o Festival, o Concorrente declara expressamente e garante ser proprietário ou possuidor de todos os direitos e licenças necessários para utilização e/ou execução pública de todos os materiais enviados (jogos, vídeos, fotos, textos e demais materiais enviados), incluindo – mas não se limitando a:

  • a) Todos os direitos sobre o código fonte do jogo;
  • b) Licenças para as tecnologias e softwares utilizados para desenvolvimento e execução do jogo;
  • c) Direitos de músicas usadas como trilha sonora ou incidental no jogo e nos demais materiais enviados;
  • c) Direito de textos que apareçam no jogo e nos demais materiais enviados;
  • d) Direito de roteiro ou de textos que tenham servido de inspiração para o jogo e os demais materiais enviados;
  • e) Direito de imagens de arquivo ou de terceiros que apareçam no jogo e nos demais materiais enviados;
  • f) Direito de patentes ou licença para uso de informações de terceiros no jogo e nos demais materiais enviados;
  • g) Ou quaisquer outros direitos autorais que possam impedir a execução ou veiculação comercial ou não comercial do jogo e dos demais materiais enviados.

 

O Concorrente se compromete ainda a:

  • a) Não enviar nenhum material contendo imagens ou sons vulgares, difamatórios, preconceituosos ou que desrespeitem o Código Penal Brasileiro e a legislação vigente;
  • b) Não violar a privacidade de terceiros nem desrespeitar terceiros racial, ética, profissionalmente ou de qualquer outra forma.
  • c) Não violar nenhum direito autoral ou nenhuma outra lei com o envio do jogo e dos demais materiais e informações ao Festival.
  • d) Participar de sessões online de "Preparação para Produção de Pitch" a serem agendadas pela organização do festival antes da data final de apresentação.
     

Projetos finalistas

O Concorrente responsável pelo projeto finalista (“Finalista”) deverá enviar uma cópia assinada e datada do presente Regulamento até 7 dias após ser notificado da seleção de seu jogo para o Festival, juntamente com outros documentos a serem solicitados pela organização do Festival no ato da notificação.

Cada Finalista concorda em ceder ao Festival, gratuitamente e para território mundial todos os direitos de uso e distribuição sobre o material de divulgação de seu jogo, para divulgação e marketing em qualquer formato e em qualquer mídia, inclusive no local de realização e no site do Festival, incluindo materiais explicativos e ilustrativos do jogo, vídeos, fotos, textos, entrevistas com os desenvolvedores dos jogos e demais materiais e informações sobre os jogos.

Curadoria e casos omissos

Todas as decisões criativas do BIG Starter são de responsabilidade exclusiva do Festival, da empresa organizadora do Festival ou das pessoas, empresas ou parceiros a quem estas decisões forem delegadas, não podendo ser questionadas em nenhuma hipótese.

Os casos omissos ou não previstos nesse Regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do Festival.

Isenção e indenização

O Concorrente concorda em isentar o BIG Festival, a empresa organizadora do Festival e as demais empresas e pessoas físicas envolvidas no oferecimento do Site e do Festival, bem como seus parceiros, clientes e patrocinadores, de quaisquer perdas e danos advindos do desrespeito do Regulamento do BIG Starter, ou de perdas e danos decorridas de qualquer tipo de violação legal gerada por qualquer jogo selecionado e exibido durante o BIG Starter ou o BIG Festival.

O Concorrente deverá indenizar por perdas e danos a quem reclamar, além de indenizar o Festival, a empresa organizadora do Festival e as demais empresas e pessoas físicas envolvidas na realização do Festival, bem como seus parceiros e clientes, pelos danos causados.

Tolerância

A tolerância em relação às disposições do Regulamento do BIG Starter, do Regulamento do Festival e dos Termos de Uso do Site não constituirá precedente para desrespeito do aqui acordado.

Foro

O Regulamento do BIG Starter é regido pelas leis da República Federativa do Brasil. As partes elegem o Foro Central da Comarca de São Paulo, Capital, para dirimir quaisquer divergências decorrentes do presente contrato, com renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.