Plataformas para disponibilização de jogos no BIG Festival
Abaixo, descrevemos todas as opções de plataformas para que você disponibilize seu jogo no BIG Festival.
Antes de mais nada, aqui está um exemplo de como será a página de cada jogo no BIG Festival.
IMPORTANTE: O evento estará aberto ao público em geral entre os dias 3 e 9 de maio. No entanto, para que tudo esteja preparado a tempo, solicitamos que seu jogo seja enviado para a plataforma de sua preferência o quanto antes, mas não depois do dia 16 de abril. Dessa forma, teremos tempo para testar e sanar eventuais problemas.
Os jogos serão disponibilizados entre os dias 30 de abril e 2 de maio para acesso VIP da imprensa e de parceiros do BIG Festival. Esse acesso VIP será feito através de senha no site do BIG Festival, que concentra a lista completa de jogos. Algumas plataformas não têm controle da data inicial de disponibilização do jogo, ou seja, o jogo estará liberado a partir do momento em que o upload for feito. Leve em consideração essa questão na escolha da plataforma.
Observação para jogos GRATUITOS já publicados [PC, mobile, console, web]
Para jogos gratuitos ou freemium já publicados, o festival pode oferecer a página com as descrições do jogo (exemplo acima), linkando o botão “play” para o local onde o jogo está hospedado/rodando.
Alternativamente, é possível disponibilizar o jogo usando uma das opções abaixo, para se beneficiar das opções de promoção oferecidas por cada solução.
OBS: No caso de jogos para web/navegador, infelizmente não teremos uma plataforma parceira que ofereça promoção adicional, mas a promoção de seu jogo será feita pelo próprio Festival, é claro!
Observação para jogos PREMIUM ou PAGOS
Lembramos que o BIG Festival é um festival gratuito e portanto nossa exposição de jogos disponibiliza a demonstração grátis dos jogos selecionados para os visitantes.
Portanto, sugerimos duas opções para que os jogos pagos possam ser disponibilizados sem que isso seja um problema para seu estúdio / publisher:
Game Jolt [somente PC] - plataforma parceira
Os jogos do festival estarão disponíveis no canal da comunidade do BIG Festival no Game Jolt: https://gamejolt.com/c/BIGfestival
O Game Jolt promoverá os jogos durante o festival.
O jogo estará disponível para download durante o período do festival.
Depois de enviar seu jogo para Game Jolt:
Após o Festival, caso o responsável pelo jogo deseje retirá-lo do ar, deverá fazê-lo por conta própria para que não esteja mais disponível para o público em geral. Não há proteção DRM, o que significa que mesmo depois do Festival as pessoas que baixaram seu jogo continuarão a poder jogá-lo.
Lembramos que ao enviar o jogo para a Game Jolt, você estará concordando com os termos de serviço dessa plataforma. A relação do BIG Festival com a Game Jolt diz respeito tão somente à promoção dos jogos do Festival pela plataforma parceira. Nesse sentido, o BIG Festival não tem nenhuma responsabilidade sobre eventuais falhas da plataforma.
Em caso de dúvidas no processo de disponibilização do jogo, favor contactar: contact@gamejolt.com
Nuuvem [somente PC] - plataforma parceira
A Nuuvem é uma loja de jogos e desenvolveu uma solução para rodar jogos online. Trata-se de uma solução nova, mas que já vem sendo testada há bastante tempo.
A plataforma oferece a vantagem de que o jogo pode ser jogado diretamente através do navegador de internet.
A desvantagem é que ela envolve adaptação (porting) do jogo para a solução. O porting costuma ser mais simples para jogos desenvolvidos em Unity.
Veja aqui o manual específico para fazer o porting de seu jogo ou demo para a plataforma.
[Senha de acesso: 4N2aU?fx]
Após feito o porting, o developer deve submeter o jogo portado (o build do jogo zipado) à equipe do BIG Festival, que o enviará para a Nuuvem.
A plataforma oferecerá visibilidade do jogo na comunidade Nuuvem.
A solução da Nuuvem oferece proteção por DRM, lembrando que nenhuma solução de proteção por DRM é perfeita e que uma pessoa com conhecimentos avançados de programação pode ser capaz de burlar a proteção (inclusive nas grandes lojas utilizadas por todos).
É claro que você também pode liberar uma Demo do jogo ao invés de disponibilizar o jogo completo. Veja aqui um exemplo de uma demo disponível na plataforma: https://www.nuuvem.com/item/valfaris.
Seu jogo estará disponível para ser jogado na plataforma antes do evento, mas só compartilharemos o link de acesso antes das datas de início do evento (descritas acima) para as pessoas envolvidas na preparação do Festival.
Após o Festival, caso o responsável pelo jogo deseje retirá-lo do ar, deverá fazê-lo por conta própria para que não esteja mais disponível para o público em geral.
A Nuuvem poderá oferecer a possibilidade de realizar um contrato comercial para permanência dos jogos participantes em sua loja, caso o responsável pelo jogo assim o deseje. A negociação deverá ser feita diretamente com a Nuuvem.
Lembramos que ao enviar o jogo para a Nuuvem, você estará concordando com os termos de serviço dessa plataforma. A relação do BIG Festival com a Nuuvem diz respeito tão somente à promoção dos jogos do Festival pela plataforma parceira. Nesse sentido, o BIG Festival não tem nenhuma responsabilidade sobre eventuais falhas da plataforma.
Bemobi [somente Android] - plataforma parceira
O Apps Club é o serviço white label da Bemobi que oferece lojas de jogos e aplicativos Android para operadoras de celular em mais de 35 países ao redor do mundo, incluindo todas as principais operadoras brasileiras.
Durante o BIG, a Bemobi disponibilizará uma loja para os jogos participantes do evento, permitindo que os desenvolvedores - que assim o desejem - tenham um espaço para divulgar seus títulos junto ao público do festival.
Caso você opte por disponibilizar seu jogo ou demo Android na loja disponibilizada pela Bemobi, a empresa criará um acesso em sua plataforma onde será possível fazer o upload do título com seus respectivos materiais de marketing. O APK de seu jogo será então disponibilizado para download e as instruções de como baixá-lo serão oferecidas de forma intuitiva através da plataforma.
A Bemobi não alterará o conteúdo recebido de nenhuma forma, ou seja, o título será publicado exatamente como recebido. Compras internas, anúncios, links externos e outras características pensadas pelos desenvolvedores permanecerão intocadas. Além disso, a loja criada para a divulgação dos jogos não terá qualquer restrição de acesso, de forma que durante o período em que os títulos estiverem publicados, qualquer pessoa que tenha acesso à loja poderá visualizar e baixar os títulos que lhe interessem.
Após o Festival, os jogos serão retirados do ar pela Bemobi e não estarão mais disponíveis para download, porém os usuários que tenham baixado os jogos permanecerão com eles instalados em seus dispositivos móveis.
A Bemobi poderá oferecer ainda um contrato comercial para permanência dos jogos participantes em suas lojas, caso seja do interesse de ambas as partes. Esta negociação deverá ser feita diretamente com a Bemobi.
Lembramos que ao enviar o jogo para a Bemobi, você estará concordando com os termos de serviço dessa plataforma. A relação do BIG Festival com a Bemobi diz respeito tão somente à promoção dos jogos do Festival pela plataforma parceira. Nesse sentido, o BIG Festival não tem nenhuma responsabilidade sobre eventuais falhas da plataforma.
Viveport [somente VR] - plataforma parceira
A Viveport é a maior plataforma e loja de jogos VR do mundo.
A plataforma é compatível com os seguintes óculos:
Caso você opte por disponibilizar seu jogo ou demo na plataforma da Viveport, o jogo ficará disponível na plataforma durante o período do Festival.
A Viveport fará promoção dos jogos ali hospedados, além da promoção feita pelo BIG Festival.
Seu jogo estará disponível para ser jogado na plataforma antes do evento, mas só compartilharemos o link de acesso antes das datas de início do evento (descritas acima) para as pessoas envolvidas na preparação do Festival.
Após o Festival, os jogos serão retirados do ar pela Viveport e não estarão mais disponíveis para serem jogados, lembrando que nenhuma solução de proteção por DRM é perfeita e que uma pessoa com conhecimentos avançados de programação pode ser capaz de burlar a proteção (inclusive nas grandes lojas utilizadas por todos).
A Viveport poderá oferecer a possibilidade de realizar um contrato comercial para permanência dos jogos participantes em sua loja, caso o responsável pelo jogo assim o deseje. A negociação deverá ser feita diretamente com a Viveport.
Lembramos que ao enviar o jogo para a Viveport, você estará concordando com os termos de serviço dessa plataforma. A relação do BIG Festival com a Viveport diz respeito tão somente à promoção dos jogos do Festival pela plataforma parceira. Nesse sentido, o BIG Festival não tem nenhuma responsabilidade sobre eventuais falhas da plataforma.
Steam ou Itch.io
É possível compartilhar seu jogo através do Steam ou do Itch.io, contanto que seja compartilhado pelo menos uma demo gratuita do jogo, conforme já explicado acima.
Para tanto, basta subir o jogo na plataforma escolhida e compartilhar o link com o BIG Festival.
Nesse caso, o jogo contará somente com a promoção do BIG Festival.
OBS: Estamos em negociação para formalizar uma parceria de promoção junto a essas plataformas e pode ser que a situação mude e que as plataformas ofereçam promoção, principalmente o Steam, cuja negociação está mais avançada.
Nós solicitaremos que seu jogo esteja disponível para testes na plataforma antes do início do evento, mas só compartilharemos o link de acesso com as pessoas envolvidas na preparação do Festival.
Após o Festival, caso o responsável pelo jogo deseje retirá-lo do ar, deverá fazê-lo por conta própria para que ele não esteja mais disponível para o público em geral. O Steam oferece solução de DRM, lembrando que nenhuma solução de proteção por DRM é perfeita e que uma pessoa com conhecimentos avançados de programação pode ser capaz de burlar a proteção (inclusive do Steam).
Lembramos que ao enviar o jogo para o Steam ou Itch.io, você estará concordando com os termos de serviço dessas plataformas. Se for estabelecida no futuro próximo uma relação de parceria do BIG Festival com essas plataformas, ela diz respeito tão somente à promoção dos jogos do Festival pelas plataformas parceiras. Nesse sentido, o BIG Festival não tem nenhuma responsabilidade sobre eventuais falhas das plataformas.
Patch Kit [Windows/Linux/Mac]
Finalmente, o BIG Festival também oferece a possibilidade de disponibilizar seu jogo através de um serviço chamado Patch Kit.
O Patch Kit é um provedor de serviços white label para estúdios que querem vender diretamente seus jogos, oferecendo uma solução simples para empacotar seu jogo e criar um launcher, que pode ser baixado pelo usuário final.
A plataforma oferece solução de DRM mediante a inserção de uma linha de código em seu jogo, conforme manual específico disponível aqui.
A responsabilidade de subir o jogo ou demo será do estúdio responsável pelo jogo. A equipe do BIG Festival poderá oferecer suporte para tanto.
Seu jogo estará disponível para ser jogado na plataforma antes do evento, mas só compartilharemos o link de acesso para as pessoas envolvidas na preparação do Festival.
Após o Festival, o jogo deverá ser retirado do ar por seu responsável. A partir de então, não estará mais disponível para ser jogado, lembrando que nenhuma solução de proteção por DRM é perfeita e que uma pessoa com conhecimentos avançados de programação pode ser capaz de burlar a proteção (inclusive nas grandes lojas utilizadas por todos).
Lembramos que ao enviar o jogo para o Patck Kit, você estará concordando com os termos de serviço dessa plataforma. A relação do BIG Festival com a Patch Kit diz respeito tão somente à indicação dos serviços dessa plataforma. Nesse sentido, o BIG Festival não tem nenhuma responsabilidade sobre eventuais falhas da plataforma.
Abaixo, descrevemos todas as opções de plataformas para que você disponibilize seu jogo no BIG Festival.
Antes de mais nada, aqui está um exemplo de como será a página de cada jogo no BIG Festival.
IMPORTANTE: O evento estará aberto ao público em geral entre os dias 3 e 9 de maio. No entanto, para que tudo esteja preparado a tempo, solicitamos que seu jogo seja enviado para a plataforma de sua preferência o quanto antes, mas não depois do dia 16 de abril. Dessa forma, teremos tempo para testar e sanar eventuais problemas.
Os jogos serão disponibilizados entre os dias 30 de abril e 2 de maio para acesso VIP da imprensa e de parceiros do BIG Festival. Esse acesso VIP será feito através de senha no site do BIG Festival, que concentra a lista completa de jogos. Algumas plataformas não têm controle da data inicial de disponibilização do jogo, ou seja, o jogo estará liberado a partir do momento em que o upload for feito. Leve em consideração essa questão na escolha da plataforma.
Observação para jogos GRATUITOS já publicados [PC, mobile, console, web]
Para jogos gratuitos ou freemium já publicados, o festival pode oferecer a página com as descrições do jogo (exemplo acima), linkando o botão “play” para o local onde o jogo está hospedado/rodando.
Alternativamente, é possível disponibilizar o jogo usando uma das opções abaixo, para se beneficiar das opções de promoção oferecidas por cada solução.
OBS: No caso de jogos para web/navegador, infelizmente não teremos uma plataforma parceira que ofereça promoção adicional, mas a promoção de seu jogo será feita pelo próprio Festival, é claro!
Observação para jogos PREMIUM ou PAGOS
Lembramos que o BIG Festival é um festival gratuito e portanto nossa exposição de jogos disponibiliza a demonstração grátis dos jogos selecionados para os visitantes.
Portanto, sugerimos duas opções para que os jogos pagos possam ser disponibilizados sem que isso seja um problema para seu estúdio / publisher:
- Oferecer apenas um trecho do jogo para os participantes do Festival (DEMO)
- Escolher uma das opções de plataforma abaixo que oferecem DRM (Digital Rights Management)
Game Jolt [somente PC] - plataforma parceira
Os jogos do festival estarão disponíveis no canal da comunidade do BIG Festival no Game Jolt: https://gamejolt.com/c/BIGfestival
O Game Jolt promoverá os jogos durante o festival.
O jogo estará disponível para download durante o período do festival.
Depois de enviar seu jogo para Game Jolt:
- Acesse a comunidade do BIG Festival (https://gamejolt.com/c/BIGfestival)
- Clique no canal 'jogos' (https://gamejolt.com/c/BIGfestival/games)
- Clique na guia 'Jogos' (https://gamejolt.com/c/BIGfestival/games/entries) e clique no botão 'Enviar uma inscrição ".
Após o Festival, caso o responsável pelo jogo deseje retirá-lo do ar, deverá fazê-lo por conta própria para que não esteja mais disponível para o público em geral. Não há proteção DRM, o que significa que mesmo depois do Festival as pessoas que baixaram seu jogo continuarão a poder jogá-lo.
Lembramos que ao enviar o jogo para a Game Jolt, você estará concordando com os termos de serviço dessa plataforma. A relação do BIG Festival com a Game Jolt diz respeito tão somente à promoção dos jogos do Festival pela plataforma parceira. Nesse sentido, o BIG Festival não tem nenhuma responsabilidade sobre eventuais falhas da plataforma.
Em caso de dúvidas no processo de disponibilização do jogo, favor contactar: contact@gamejolt.com
Nuuvem [somente PC] - plataforma parceira
A Nuuvem é uma loja de jogos e desenvolveu uma solução para rodar jogos online. Trata-se de uma solução nova, mas que já vem sendo testada há bastante tempo.
A plataforma oferece a vantagem de que o jogo pode ser jogado diretamente através do navegador de internet.
A desvantagem é que ela envolve adaptação (porting) do jogo para a solução. O porting costuma ser mais simples para jogos desenvolvidos em Unity.
Veja aqui o manual específico para fazer o porting de seu jogo ou demo para a plataforma.
[Senha de acesso: 4N2aU?fx]
Após feito o porting, o developer deve submeter o jogo portado (o build do jogo zipado) à equipe do BIG Festival, que o enviará para a Nuuvem.
A plataforma oferecerá visibilidade do jogo na comunidade Nuuvem.
A solução da Nuuvem oferece proteção por DRM, lembrando que nenhuma solução de proteção por DRM é perfeita e que uma pessoa com conhecimentos avançados de programação pode ser capaz de burlar a proteção (inclusive nas grandes lojas utilizadas por todos).
É claro que você também pode liberar uma Demo do jogo ao invés de disponibilizar o jogo completo. Veja aqui um exemplo de uma demo disponível na plataforma: https://www.nuuvem.com/item/valfaris.
Seu jogo estará disponível para ser jogado na plataforma antes do evento, mas só compartilharemos o link de acesso antes das datas de início do evento (descritas acima) para as pessoas envolvidas na preparação do Festival.
Após o Festival, caso o responsável pelo jogo deseje retirá-lo do ar, deverá fazê-lo por conta própria para que não esteja mais disponível para o público em geral.
A Nuuvem poderá oferecer a possibilidade de realizar um contrato comercial para permanência dos jogos participantes em sua loja, caso o responsável pelo jogo assim o deseje. A negociação deverá ser feita diretamente com a Nuuvem.
Lembramos que ao enviar o jogo para a Nuuvem, você estará concordando com os termos de serviço dessa plataforma. A relação do BIG Festival com a Nuuvem diz respeito tão somente à promoção dos jogos do Festival pela plataforma parceira. Nesse sentido, o BIG Festival não tem nenhuma responsabilidade sobre eventuais falhas da plataforma.
Bemobi [somente Android] - plataforma parceira
O Apps Club é o serviço white label da Bemobi que oferece lojas de jogos e aplicativos Android para operadoras de celular em mais de 35 países ao redor do mundo, incluindo todas as principais operadoras brasileiras.
Durante o BIG, a Bemobi disponibilizará uma loja para os jogos participantes do evento, permitindo que os desenvolvedores - que assim o desejem - tenham um espaço para divulgar seus títulos junto ao público do festival.
Caso você opte por disponibilizar seu jogo ou demo Android na loja disponibilizada pela Bemobi, a empresa criará um acesso em sua plataforma onde será possível fazer o upload do título com seus respectivos materiais de marketing. O APK de seu jogo será então disponibilizado para download e as instruções de como baixá-lo serão oferecidas de forma intuitiva através da plataforma.
A Bemobi não alterará o conteúdo recebido de nenhuma forma, ou seja, o título será publicado exatamente como recebido. Compras internas, anúncios, links externos e outras características pensadas pelos desenvolvedores permanecerão intocadas. Além disso, a loja criada para a divulgação dos jogos não terá qualquer restrição de acesso, de forma que durante o período em que os títulos estiverem publicados, qualquer pessoa que tenha acesso à loja poderá visualizar e baixar os títulos que lhe interessem.
Após o Festival, os jogos serão retirados do ar pela Bemobi e não estarão mais disponíveis para download, porém os usuários que tenham baixado os jogos permanecerão com eles instalados em seus dispositivos móveis.
A Bemobi poderá oferecer ainda um contrato comercial para permanência dos jogos participantes em suas lojas, caso seja do interesse de ambas as partes. Esta negociação deverá ser feita diretamente com a Bemobi.
Lembramos que ao enviar o jogo para a Bemobi, você estará concordando com os termos de serviço dessa plataforma. A relação do BIG Festival com a Bemobi diz respeito tão somente à promoção dos jogos do Festival pela plataforma parceira. Nesse sentido, o BIG Festival não tem nenhuma responsabilidade sobre eventuais falhas da plataforma.
Viveport [somente VR] - plataforma parceira
A Viveport é a maior plataforma e loja de jogos VR do mundo.
A plataforma é compatível com os seguintes óculos:
- VIVE
- VIVE Cosmos
- VIVE Cosmos Elite
- VIVE Pro
- Oculus Rift
- Oculus Rift S / Quest + Link
- Valve Index
- Windows Mixed Reality
Caso você opte por disponibilizar seu jogo ou demo na plataforma da Viveport, o jogo ficará disponível na plataforma durante o período do Festival.
A Viveport fará promoção dos jogos ali hospedados, além da promoção feita pelo BIG Festival.
Seu jogo estará disponível para ser jogado na plataforma antes do evento, mas só compartilharemos o link de acesso antes das datas de início do evento (descritas acima) para as pessoas envolvidas na preparação do Festival.
Após o Festival, os jogos serão retirados do ar pela Viveport e não estarão mais disponíveis para serem jogados, lembrando que nenhuma solução de proteção por DRM é perfeita e que uma pessoa com conhecimentos avançados de programação pode ser capaz de burlar a proteção (inclusive nas grandes lojas utilizadas por todos).
A Viveport poderá oferecer a possibilidade de realizar um contrato comercial para permanência dos jogos participantes em sua loja, caso o responsável pelo jogo assim o deseje. A negociação deverá ser feita diretamente com a Viveport.
Lembramos que ao enviar o jogo para a Viveport, você estará concordando com os termos de serviço dessa plataforma. A relação do BIG Festival com a Viveport diz respeito tão somente à promoção dos jogos do Festival pela plataforma parceira. Nesse sentido, o BIG Festival não tem nenhuma responsabilidade sobre eventuais falhas da plataforma.
Steam ou Itch.io
É possível compartilhar seu jogo através do Steam ou do Itch.io, contanto que seja compartilhado pelo menos uma demo gratuita do jogo, conforme já explicado acima.
Para tanto, basta subir o jogo na plataforma escolhida e compartilhar o link com o BIG Festival.
Nesse caso, o jogo contará somente com a promoção do BIG Festival.
OBS: Estamos em negociação para formalizar uma parceria de promoção junto a essas plataformas e pode ser que a situação mude e que as plataformas ofereçam promoção, principalmente o Steam, cuja negociação está mais avançada.
Nós solicitaremos que seu jogo esteja disponível para testes na plataforma antes do início do evento, mas só compartilharemos o link de acesso com as pessoas envolvidas na preparação do Festival.
Após o Festival, caso o responsável pelo jogo deseje retirá-lo do ar, deverá fazê-lo por conta própria para que ele não esteja mais disponível para o público em geral. O Steam oferece solução de DRM, lembrando que nenhuma solução de proteção por DRM é perfeita e que uma pessoa com conhecimentos avançados de programação pode ser capaz de burlar a proteção (inclusive do Steam).
Lembramos que ao enviar o jogo para o Steam ou Itch.io, você estará concordando com os termos de serviço dessas plataformas. Se for estabelecida no futuro próximo uma relação de parceria do BIG Festival com essas plataformas, ela diz respeito tão somente à promoção dos jogos do Festival pelas plataformas parceiras. Nesse sentido, o BIG Festival não tem nenhuma responsabilidade sobre eventuais falhas das plataformas.
Patch Kit [Windows/Linux/Mac]
Finalmente, o BIG Festival também oferece a possibilidade de disponibilizar seu jogo através de um serviço chamado Patch Kit.
O Patch Kit é um provedor de serviços white label para estúdios que querem vender diretamente seus jogos, oferecendo uma solução simples para empacotar seu jogo e criar um launcher, que pode ser baixado pelo usuário final.
A plataforma oferece solução de DRM mediante a inserção de uma linha de código em seu jogo, conforme manual específico disponível aqui.
A responsabilidade de subir o jogo ou demo será do estúdio responsável pelo jogo. A equipe do BIG Festival poderá oferecer suporte para tanto.
Seu jogo estará disponível para ser jogado na plataforma antes do evento, mas só compartilharemos o link de acesso para as pessoas envolvidas na preparação do Festival.
Após o Festival, o jogo deverá ser retirado do ar por seu responsável. A partir de então, não estará mais disponível para ser jogado, lembrando que nenhuma solução de proteção por DRM é perfeita e que uma pessoa com conhecimentos avançados de programação pode ser capaz de burlar a proteção (inclusive nas grandes lojas utilizadas por todos).
Lembramos que ao enviar o jogo para o Patck Kit, você estará concordando com os termos de serviço dessa plataforma. A relação do BIG Festival com a Patch Kit diz respeito tão somente à indicação dos serviços dessa plataforma. Nesse sentido, o BIG Festival não tem nenhuma responsabilidade sobre eventuais falhas da plataforma.